ALEPH
PENSANDO NOVOS FUTUROS
2023
APRESENTAÇÃO
Roteiro: Lucas Watenberg | Edição: Caio Dias | Locução: Jéssica Correa
SOBRE A TRADUÇÃO
Fechar CONTÉM SPOILER
O Vale do “Cilício” de Philip K. Dick

Por Simone Campos

Ficção científica ou realidade?

O incidente de ficção científica que dá a partida nos acontecimentos de Olho no céu, de Philip K. Dick, é uma falha crítica num acelerador de prótons (ou “síncrotron”) chamado Bevatron, que causa um incidente com oito pessoas. Oito pessoas comuns: sete adultos, contando o guia, e uma criança que visitavam as instalações.

A primeira surpresa que tive ao traduzir este livro foi descobrir que o síncrotron Bevatron foi 100% real. Foi criado em 1954, desativado em 1993, e desmontado apenas em 2009. Mas ficava a norte de São Francisco, na cidade universitária de Berkeley, e não no local do livro, ao sul, em Belmont – também uma cidade real, pouco além da fronteira do atual Vale do Silício.

O Bevatron real contribuiu para diversas descobertas na física, levando a um Nobel para os cientistas Emilio Segrè e Owen Chamberlain em 1959. O equipamento é uma espécie de avô do Large Hadron Collider (LHC), acelerador de partículas atual e...

Ler texto completo
SOBRE O AUTOR
“Philip K. Dick foi o maior explorador da angústia moderna na ficção científica.”
—— New York Daily News
Philip K. Dick

Philip Kindred Dick nasceu nos Estados Unidos em 1928. Ao longo de sua vida e de sua carreira, nunca deixou de suspeitar do mundo a sua volta em aparência e essência. O profundo questionamento da condição humana e da verdadeira natureza da realidade tornou-se uma marca indelével de sua obra. Embora não tenha tido o justo reconhecimento em vida, várias de suas obras tornaram-se conhecidas ao serem roteirizadas e transformadas em grandes sucessos do cinema, como o clássico Blade Runner, baseado no romance Androides sonham com ovelhas elétricas?, O vingador do futuro, Minority Report e Os agentes do destino, entre outros filmes, que foram inspirados em contos de Dick. Autor de mais de cento e vinte contos e trinta e seis romances, entre eles Valis, Ubik, Os três estigmas de Palmer Eldritch e os premiados O homem do castelo alto e Fluam, minhas lágrimas, disse o policial, Philip K. Dick morreu em 1982, aos 53 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral.

COLEÇÃO ALEPH
Olho no céu
(1957)
O homem duplo
(1970)
O homem do Castelo Alto
(1962)
Fluam, minhas lágrimas, disse o policial
(1975)
O tempo em Marte
(1964)
Valis
(1981)
Os Três Estigmas De Palmer Eldritch
(1965)
Realidades adaptadas
(contos)
Androides sonham com ovelhas elétricas?
(1968)
Sonhos elétricos
(contos)
Ubik
(1969)
ADAPTAÇÕES
COMPRE O LIVRO
Já garantiu o seu exemplar?
Olho no céu, de Philip K. Dick já está disponível Comprar o livro
PAPEL DE PAREDE
PROJETO GRÁFICO
LINHA DO TEMPO
VIDA E OBRA

O renomado autor de ficção científica ficou conhecido por suas obras inovadoras e influentes. Separamos alguns acontecimentos importantes na vida dele: 

1928
Philip K. Dick nasce em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos.
Vende seu primeiro conto, Roog, a uma revista de ficção científica.
1951
1955
Publica seu primeiro romance, Solar Lottery.
Publica O homem do castelo alto, que lhe rende o Prêmio Hugo.
1962
1963
A agência literária de Scott Meredith devolve todos os manuscritos de Dick, marcando um revés em sua busca por sucesso na literatura convencional.
Publica o romance Androides sonham com ovelhas elétricas? que serviu de inspiração para o filme Blade Runner.
1968
1971
Depois de uma década de trabalho intensa, onde escreveu cerca de 20 livros, enfrenta um período de bloqueio criativo e luta contra o vício em anfetaminas.
Tem experiências místicas e paranormais que influenciam seu trabalho posterior, incluindo a escrita de O homem duplo e VALIS.
1974
"Eu vivenciei uma invasão da minha mente por uma mente transcendentalmente racional, como se eu tivesse sido louco durante toda a minha vida e de repente eu tivesse me tornado são."
Ganha o prêmio John W. Campbell por Fluam, minhas lágrimas, disse o policial.
1975
1982
Philip K. Dick falece aos 53 anos em Santa Ana, Califórnia, devido a complicações de um derrame.
Fundado o Prêmio Philip K. Dick, que reconhece anualmente o melhor livro de sci-fi do ano anterior publicado nos EUA.
1983
2005
Inclusão póstuma de Philip K. Dick no Hall da Fama da Ficção Científica.
O livro The Exegesis of Philip K. Dick, uma coleção de seus escritos especulativos sobre temas filosóficos e metafísicos, é publicado postumamente.
2011
INSPIRAÇÃO
"A ferramenta básica para a manipulação da realidade é a manipulação das palavras. Se você puder controlar o significado das palavras, você pode controlar as pessoas que têm que usar as palavras."
—— Philip K. Dick
LENDO JUNTO
Olho no céu de Philip K. Dick é uma obra que desafia as fronteiras da realidade e oferece aos leitores uma experiência única e perturbadora.

Publicado originalmente em 1957, o livro permanece relevante ao explorar questões filosóficas profundas por meio de uma trama e personagens envolventes. Ao serem transportados por uma série de realidades alternativas após um evento cataclísmico em uma usina nuclear, os personagens se deparam com a natureza subjetiva da percepção e da identidade. A cada alternância entre realidades, suas identidades e papéis se transformam radicalmente, levantando questionamentos fascinantes sobre a natureza da existência e a influência das circunstâncias e perspectivas em nossa própria identidade.

...
Ler texto completo
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR
OUTROS TÍTULOS RELACIONADOS
Laranja Mecânica
ANTHONY BURGESS
Conhecer o livro
Neuromancer
WILLIAM GIBSON
Conhecer o livro
Encontro com Rama
ARTHUR C. CLARKE
Conhecer o livro
Hyperion
DAN SIMMONS
Conhecer o livro
Paywall
Continue lendo esse conteúdo.
Fale um pouco sobre você para que a gente possa enviar novidades sobre nossos livros.
Entrar
PAYWALL