Em uma conversa com seu mentor de escrita e editor, John W. Campbell Jr., Isaac Asimov, ainda um estudante de química na universidade, imaginou: o que aconteceria se a humanidade enxergasse estrelas no céu apenas uma vez a cada milênio? O autor foi inspirado por uma frase do célebre escritor americano Ralph Waldo Emerson, que acreditava que a humanidade lembraria com devoção desse momento; Campbell, em compensação, estava certo de que sociedades enlouqueceriam com a visão noturna. O resultado dessa conversa é O Cair da Noite, uma história de Asimov em que, após dias incontáveis, finalmente vai anoitecer em Lagash, um planeta que é constantemente iluminado por seis sóis. Estudiosos acreditavam que o anoitecer era apenas uma história mítica, que antecipava o cola...
Em uma conversa com seu mentor de escrita e editor, John W. Campbell Jr., Isaac Asimov, ainda um estudante de química na universidade, imaginou: o que aconteceria se a humanidade enxergasse estrelas no céu apenas uma vez a cada milênio? O autor foi inspirado por uma frase do célebre escritor americano Ralph Waldo Emerson, que acreditava que a humanidade lembraria com devoção desse momento; Campbell, em compensação, estava certo de que sociedades enlouqueceriam com a visão noturna. O resultado dessa conversa é O Cair da Noite, uma história de Asimov em que, após dias incontáveis, finalmente vai anoitecer em Lagash, um planeta que é constantemente iluminado por seis sóis. Estudiosos acreditavam que o anoitecer era apenas uma história mítica, que antecipava o colapso da sociedade naquele planeta por coincidência; mas quando o eclipse se torna uma realidade, o povo de Lagash terá que viver com as consequências do seu profundo medo do escuro. O Cair da Noite é considerado por muitos, até hoje, a melhor história curta de ficção científica já publicada.
Sobre o autor
Isaac Asimov dispensa apresentações: é um dos autores mais prolíficos de seu tempo, tendo colaborado em mais de 500 publicações como autor, editor ou organizador. Suas narrativas de ficção científica retratam movimentos sociais, a relação entre a humanidade e suas tecnologias e a descoberta de novos limites para a humanidade. É o criador das Três Leis da Robótica, que são debatidas até hoje dentro e fora do espaço literário, e autor de clássicos inesquecíveis como Fundação e Império, O Homem Bicentenário, Eu, Robô e muitos outros. Faleceu em 1992, deixando um legado inestimável para a literatura imaginativa.
Perguntas para debate
- Quais os temas de “O Cair da Noite”?
- Por que você acredita que essa história sobreviveu ao tempo como uma das mais célebres narrativas curtas de ficção científica?
- É possível identificar um estilo na narrativa de Asimov?
- A relação dos cientistas com o anoitecer tem paralelos com o mundo contemporâneo?
- Quais outras obras, na sua opinião, se inspiraram nessa história?
- Como você lidaria com um mundo sem noite?
- Quais os paralelos que podemos fazer com as ansiedades do povo de Lagash?
- Você concorda com as consequências do “anoitecer” em O Cair da Noite?
- Como você acha que o mundo atual lidaria com um mundo sempre ensolarado?