ALEPH
PENSANDO NOVOS FUTUROS
2024
LENDO JUNTO
Introdução
É justamente na fantasia que formulamos possibilidades, alimentamos respostas e criamos futuros possíveis para um mundo sem desigualdades, machismo e racismo.
Publicado em 2005, Guerra do velho, o primeiro volume de uma saga de seis livros, narra a história de John Perry que, aos 75 anos, decide se alistar às Forças Coloniais de Defesa (FCD), uma unidade do exército que procura estrategistas maduros para suas incursões pelo espaço.
Depois de se despedir do túmulo da esposa, Perry embarca em uma jornada que envolve substituir seu corpo por uma nova versão, criada a partir de seu material genético, que suporte as exigentes demandas de se tornar um soldado espacial.
Com leveza, senso de humor e muita imaginação, Scalzi nos conduz por uma trama permeada de reviravoltas e ambientada em um universo rico em espécies alienígenas, complicações sociais e dinâmicas políticas.
O autor também se debruça em inúmeras inovações tecnológicas, e entre as diversas experimentações que faz com nanotecnologia e código genético, desenvolve conceitos interessantes para o imaginário da ficção científica, como formas aceleradas de trânsito espacial (e suas limitações); o BrainPal, um implante neural que funciona como um transmissor de informações entre membros da FCD; de documentos a linguagens inteiras; elevadores espaciais e muito mais.
A série Guerra do Velho é uma leitura imersiva em um universo complexo, cheio de nuances, sem deixar de lado a sagacidade característica do autor. Scalzi comprova que ficção científica é, sim, um gênero que também pode ser de fácil leitura, sem deixar de abordar questões profundas sobre envelhecimento, amor e humanidade.
Sobre o autor
Depois da publicação de Guerra do velho, John Scalzi se tornou conhecido como um expoente da literatura de ficção científica contemporânea. O autor nasceu em 1969, na Califórnia, e sempre foi apaixonado por ficção científica e mistério. Em entrevista ao Dayton Daily News, chegou a dizer que, para decidir o caminho de sua carreira como escritor, jogou uma moeda para cima; uma face representaria mistério e a outra, ficção científica, que foi a vencedora do cara-ou-coroa. É formado em filosofia pela Universidade de Chicago e, ao longo da carreira, foi crítico de cinema, o que inspirou muito de seu estilo narrativo. Seu livro Redshirts venceu o prêmio Hugo de melhor romance de 2013. Além de escritor, Scalzi tem uma presença importante no fandom de literatura fantástica anglófona. Foi presidente da Science Fiction and Fantasy Writers Association of America e mantém desde 1998 um blog sobre literatura fantástica e outros assuntos, que lhe rendeu um prêmio Hugo de Best Fan Writer em 2008.
PERGUNTAS E TEMAS PARA DEBATE
- Quais são as implicações da existência de uma força espacial formada por idosos?
- Você concorda com a ética utilizada pela FCD?
- Para você, John Perry ainda é humano? O que é humanidade?
- Qual a sua opinião, a partir do livro, sobre o conceito de expansão espacial da humanidade? Valeria à pena, a partir desse método que Scalzi propõe?
- Na sua opinião, quais são os temas presentes na série Guerra do Velho?
- Para você, como a obra explora questões sociais, como etarismo e discriminação?
- Você se alistaria para as Forças Coloniais de Defesa?
- Como você enxerga o tema de modificação corporal dentro e fora da obra? Ela é o futuro?
- Você usaria um BrainPal? Quais as implicações de “pensamentos” compartilhados simultaneamente, na sua visão?
- Na sua opinião, quais são as implicações de um transplante de corpo como o de Perry?
- Quais das invenções em Guerra do Velho parece mais provável? E qual parece mais improvável?
- É possível amar uma pessoa em um outro corpo? Ou amar um corpo idêntico, mesmo que a consciência pertença a outra pessoa?
INDICAÇÕES
SE VOCÊ GOSTOU DE...
© 2024 Editora Aleph - Pensando novos futuros | Termos de Uso e Política de Privacidade