ALEPH
PENSANDO NOVOS FUTUROS
2024
Glossário

Resumo

No século XXXII, a humanidade está dividida entre mundos liderados pela Comissão Draco e pela Federação das Plêiades, em que viagens acima da velocidade da luz encurtaram distâncias e fizeram florescer um novo sistema, econômica e socialmente. A economia dessas civilizações está nas mãos de alguns oligarcas há séculos: os Red, capitães da indústria de tecnologia, alavancada pela empresa Red-shift Transportes Ltda; e os Von Ray, que dominam as Plêiades com negócios diversificados, incluindo uma mina de ilírion.


E o ilírion é o objeto de disputa, uma soberba fonte de energia que move todo tipo de equipamento fabricado nos sistemas conhecidos.

Lorq Von Ray, herdeiro de uma longa tradição e de grande fortuna, tem como missão salvar sua família e a Federação da ruína. Prevendo um aumento da extração do ilírion nas Colônias Exteriores nos próximos anos e temendo, assim, um embate comercial direto com a Red-shift, megacorporação de Prince Red, antigo desafeto, e sua irmã Ruby, amor da juventude, o capitão Von Ray e sua tripulação buscam desesperadamente uma estrela moribunda prestes a se transformar em nova, de onde poderão extrair a substância mais rara e valiosa do universo.

Personagens

Aaron Red III – Patriarca da família Red, pai de Prince e Ruby.

 

Ashton Clark – Filósofo e psicólogo do século XXII cujo trabalho influenciou Vladimir Souquet, o homem que desenvolveu os plugues neurais (ou “soquetes”, como são popularmente chamados). Clark e Souquet revolucionaram as relações de trabalho como a civilização as conhecia. Considerado um “profeta” por ter devolvido a humanidade ao trabalho, a menção ao nome de Clark tornou-se praticamente um mantra: é comum ouvir as pessoas dizerem “vá com Ashton Clark” ou “abençoado seja Ashton Clark”.

 

Cyana Von Ray Morgan – Tia de Lorq Von Ray, é curadora do maior museu da humanidade, dedicado ao século XX, período em que se inicia a colonização espacial. Cyana é viúva do secretário Morgan, assassinado por Underwood, crime transmitido para todo o universo via psicorama. Outrora foi a mulher mais conhecida da galáxia.

 

Dan, o cego – Australiano ex-tripulante da Roc de Von Ray, é um ciborgue acoplado que ficou cego após encarar o brilho de uma nova em vez de desligar sua entrada sensorial. Ele também perdeu todos os outros sentidos. Foi Dan o primeiro a sugerir a Lorq que uma nova poderia ser fonte de ilírion.

 

Dana Von Ray – Mãe de Lorq, sofre de uma doença mental e física degenerativa. Isolada há quatro anos no quarto, aparece para a família apenas por meio de colunas de visualização e, graças a uma réplica sadia sua, interage com o marido e o filho.

 

Família Red – Antiga e aristocrática família intergaláctica de Draco cujas raízes remetem aos primórdios das viagens espaciais. É dona da Red-shift Transportes Ltda, empresa de componentes industriais presente em praticamente todo o universo.

 

Família Von Ray – É a mais poderosa família da Federação das Plêiades, que controla e organiza os sistemas interplanetários do local. Proprietária da mina de ilírion logo além da ponta norte da ilha de São Orini, os Von Ray são donos de uma das maiores fortunas da galáxia.

 

Idas e Lynceos – Irmãos gêmeos, tripulantes da Roc, nascidos em Argos. O primeiro é negro; o segundo, albino. Um terceiro irmão, Tobias, também negro, permaneceu nas Colônias Exteriores, trabalhando em minas submarinas de ilírion.

 

Katin Crawford – Nascido em Luna, Katin, jovem intelectual de mais de dois metros de altura, formou-se na Universidade Harvard, na Terra. Como jornalista, aspira escrever um romance – forma de arte então ultrapassada e superada pelo popular psicorama –, para o qual está sempre registrando notas num gravador encrustado de joias, presente de seus pais quando ganhou a bolsa de estudos. Também é um ciborgue acoplado.

 

Lorq Von Ray – Capitão da nave espacial Roc, é um dos homens mais ricos do universo, herdeiro da família Von Ray, uma poderosa oligarquia da Federação das Plêiades. Lidera uma expedição em busca de uma nova, de onde possa extrair ilírion, mineral raro capaz de produzir energia ilimitada.

 

Prince Red – Aristocrata da família Red, proprietária da Red-shift Transportes Ltda. Tem uma prótese no lugar do braço direito. É irmão de Ruby.

 

O Rato (ou Pontichos Provechi) – O jovem cigano é um ciborgue acoplado recém-certificado pela Academia de Astronáutica Cooper. Apesar de ter nascido na Terra, foi criado por um pescador da Federação das Plêiades. Fez sua primeira viagem estelar pela Roc. O Rato também toca um instrumento chamado siringe sensorial, espécie de equipamento multimídia, que projeta ilusões (hologramas) e sensações (como aromas e sons).

 

Ruby Red – Irmã de Prince, Ruby já foi objeto de desejo de Lorq Von Ray na juventude. Tem um relacionamento possessivo com Prince, que nutre ciúmes dela com Lorq, seu nêmesis.

 

Sebastian e Tyÿ – Naturais de um dos mundos da Finada Irmã Fúmea, Thule, têm seis animaizinhos de estimação alados, suas mascotes, que carregam consigo. Tyÿ é uma leitora de tarô que preconiza nas cartas do baralho diorâmico tridimensional o sucesso da empreitada de Lorq Von Ray.

 

Von Ray – Pai de Lorq e inimigo velado dos Red. Durante anos tentou estabelecer a paz entre as famílias, aproximando-se de Aaron Red, então ameaçada pelo revanchismo de Prince Red.

Planetas e Localidades

Academia de Astronáutica Cooper – Instituição de ensino na Austrália que certifica os ciborgues acoplados.

 


Arca – Maior cidade da Federação das Plêiades e, em sua capital, o secretário Morgan, marido de Cyana Von Ray Morgan, foi violentamente assassinado por Underwood.

 

Argos – É um dos mundos das Colônias Mais Distantes. Idas e Lynceos são de Argos, em Tubman B-12.

 

Cidade da Noite Terrível (CNT) – Povoado mais antigo do “outro mundo” após sua colonização.

 

Colônias Exteriores – São mundos apinhados de estrelas muito mais jovens que as estrelas de Draco e das Plêiades. Argos, Balthus, Cassandra e Salinus são alguns dos mundos das Colônias Exteriores, num total de 42, com cerca de 7 bilhões de habitantes. Lá estão localizadas as chamadas minas ilíricas submarinas, como em Tubman B-12, de onde se extrai em grande escala o ilírion, poderosa fonte de energia. Sua população é formada basicamente pela classe trabalhadora.

 

Colônias Mais Distantes – Territórios bem além dos mundos conhecidos das Colônias Exteriores. Argos, planeta natal de Idas e Lynceos, é um desses mundos.

 

Demos – A outra lua de Marte, menor que Fobos e mais afastada do planeta vermelho.

 

Draco – Gigantesco sistema intergaláctico composto de 265 mundos e satélites habitados espalhados por 117 sistemas solares – entre eles, o da Terra.

 

Estação Fobos – Estação espacial localizada em Fobos, a maior e mais próxima lua de Marte.

 

Estação Tritão – Espécie de espaçoporto de Tritão, uma lua de Netuno.

 

Federação das Plêiades – Região de densa população estelar, é uma entidade política separada do sistema Draco composta de aproximadamente cem mundos.

 

Finada Irmã Fúmea – Centenas de anos antes de Cristo, uma das estrelas das Plêiades (que se chamavam Sete Irmãs, porque apenas sete podiam ser vistas da Terra) se extinguiu após tornar-se nova. Ainda há cidades no interior de seus planetas carbonizados.

 

Inferno – É uma superfície habitável em Tritão, uma lua de Netuno, com atmosfera criada a partir de fornalhas de ilírion que derreteram o núcleo do satélite. Uma ionosfera artificial impede que a atmosfera gerada se disperse.

 

Instituto Alkane – Localizado em Vorpis, na capital do Hemisfério Norte, Fênix, o Alkane é o maior museu da humanidade dedicado ao século XX e conta também com avançados laboratórios de pesquisa espacial.

 

Luna – Uma lua de Draco, é também local de nascimento de Katin Crawford.

 

Mundo de Chobe/Praia da Chama – Após a morte do marido, tornou-se um local de retiro e luto para Cyana Von Ray Morgan antes de ela assumir a curadoria do Instituto Alkane.

 

Novo Marte – Um dos muitos mundos de Draco.

 

Ouro – Rio de lava derretida que corta a Cidade da Noite Terrível (CNT), no “outro mundo”.

 

República de Vega – No ano 2800 houve uma insurreição para que Vega se separasse de Draco, sem sucesso.

 

Taafite de Ouro – Localizada na Cidade da Noite Terrível (CNT), é uma das propriedades de Yorgos Setsumi, dono da Mineradora Plêiades. Yorgos é um antigo amigo de escola de Lorq Von Ray.

 

Terra – É o centro do sistema Draco e ponto de partida da conquista espacial no fim do século XX.
Triângulo Mutante – Pequena rota comercial composta da Terra, de Marte e de Ganimedes (a maior lua de Júpiter, também conhecida como Júpiter III).

 

Tritão – A segunda lua de Netuno, um dos maiores satélites do Sistema Solar.

 

Tubman B-12 – Cidade de Argos, onde há minas submarinas de ilírion.

 

Vorpis – Um dos muitos mundos de Draco, cujos dias duram 33 horas e a gravidade é maior que na Terra. É sede do Instituto Alkane e famoso pela abundância de minerais extraídos nas zonas equatoriais. A região, composta de uma sucessão de planaltos rochosos, é conhecida como Vorpis Polar.

Naves e transportes

Arrasta-neblina – Aeroplano propelido por inércia, move-se por conta de cargas estáticas que se acumulam entre a atmosfera positivamente ionizada e o óxido negativamente ionizado. O nome “arrasta-neblina” se refere ao rastro deixado pelo aparelho ao sulcar a superfície da neblina, tal qual um barco.

 

Boris-27 Astronave eficiente, mas inferior à Caliban.

 

Cacatua Preta Cargueiro de sete pás de Prince e Ruby Red, pertencente à Red-shift Transportes Ltda.

 

Caliban Pequena nave de regata de três pás utilizada por Lorq Von Ray em competições na juventude, em Nova Arca.

 

Roc Nave de Lorq Von Ray, com sete pás de energia. Seis dessas pás são controladas pelos ciborgues acoplados da tripulação; a sétima é controlada pelo próprio Von Ray.

 

Zephyr Nave de três pás cujo casco é dourado.

Conceitos

Acoplamento – Circuitos de resposta neural são implantados em pessoas que se tornam, assim, ciborgues, controlando qualquer tipo de maquinário por meio de impulso nervoso direto.

 

Ciborgues acoplados – A Academia de Astronáutica Cooper, na Austrália, oferece um curso de ciborgue acoplado, o que permite que os graduados atuem em navegação intergaláctica e de frete. Um ciborgue desse tipo se acopla a equipamentos de navegação e grandes máquinas por meio de soquetes espinhais, que lhes permitem comandar quaisquer tecnologias com o auxílio de impulsos nervosos, desde as mais simples até as mais complexas. A invenção dos soquetes/plugues revolucionou as relações de trabalho em todo o universo.

 

Coluna de visualização – Tubos ou colunas de cerca de um metro que projetam imagens alteradas ou não de interlocutores humanos.

 

Ilírion – Poderosa fonte de energia, é um material superpesado e essencial para o funcionamento das máquinas do século XXXII, principalmente de naves estelares, e para a colonização de outros planetas e seu processo de formação. Sem ele, é impossível obter energia suficiente para que as espaçonaves percorram outros mundos. O ilírion é uma fonte tão poderosa que mesmo seu uso em pequenas quantidades garantem o pleno funcionamento de qualquer maquinário alimentado por ele. Acredita-se que no universo inteiro exista algo em torno de oito ou nove toneladas de ilírion. Costuma ser encontrado nas Colônias Exteriores, em mundos como Argo, nas Colônias Mais Distantes. O ilírion é a base da economia galáctica.

 

Nova – É o maior evento cataclísmico que ocorre no universo. Quando uma estrela chega ao fim da existência, há uma explosão nuclear, cujo brilho chega a iluminar outras galáxias (como verificado pelo Instituto Alkane), podendo expelir mais energia do que uma estrela como o Sol. Depois que o núcleo da estrela adquire determinada quantidade de massa, a implosão começa. Uma vez iniciado o processo, em seu interior são formados novos elementos pesados – como o ilírion.

 

Olga – Inteligência artificial da nave de Lorq Von Ray, a Roc. Seu funcionamento é uma espécie de simbiose com os ciborgues acoplados a seus mecanismos; enquanto os ciborgues controlam as pás e outros dispositivos, Olga mantém as funções vitais sob controle.

 

Psicorama/psicorâmica – O romance, no século XXXII, é considerado uma forma obsoleta de contar histórias, sendo praticamente substituído pelo psicorama. Trata-se de um aparelho sensorial, como a siringe, mas com o alcance de bilhões, como uma espécie de televisão. Seus espectadores, uma vez expostos a um psicorama, vivenciam anseios, sentimentos e sensações daqueles cujas imagens são captadas pela psicomática, e por isso o resultado é tido como um documento mais completo que um relato escrito – as experiências transmitidas são vivenciadas intensamente por quem as assiste. O assassinato do secretário Morgan, testemunhado (e dolorosamente sentido) por 5 bilhões de pessoas no universo, é considerado o evento mais traumático já transmitido por um psicorama.

 

Red-shift Transportes Ltda – Detém o monopólio de fabricação de todos os sistemas de acionamento interplanetários ou interestelares, além da produção dos componentes de todas as unidades espaciais do universo, ferramentas para montá-las, máquinas de manutenção e peças de reposição para os maquinários.

 

Siringe sensorial – Instrumento musical feito de aço inoxidável e jacarandá, com trastes de guitarra e chaves curtas de um sitar (instrumento de corda usado principalmente na música clássica hindu). Utiliza uma bateria de ilírion para criar músicas, aromas e imagens a partir de uma placa de indutância. A siringe “toca” memórias e sensações.

 

Soquete – O soquete, ou plugue neural, foi criado por Vladimir Souquet, inventor dos acoplamentos utilizados pelos ciborgues empregados em viagens estelares. Por meio dessa acoplagem, a humanidade pôde se tornar uma extensão direta das máquinas que utiliza. A invenção do soquete revolucionou as relações sociais e de trabalho na galáxia.

 

Viagem interplanetária – As naves no século XXXII se movem mais rápido que a luz, valendo-se das torções no espaço, e assim conseguem percorrer grandes distâncias em pouco tempo. Utiliza-se ilírion para alimentar os propulsores capazes de tornar possíveis esses deslocamentos. 

 

Cavaleiros da rede – Pescadores de Vorpis que, conectados a redes por meio de soquetes, caçam arolatos/aqualatos, animais aquáticos de até vinte metros de comprimento. 

 

Congruência neurológica – Condição apresentada pelo Rato que o impede de falar direito. Suas cordas vocais “soltas” provavelmente são de nascença. Mesmo que haja correção da parte física, não há conexões nervosas no cérebro capazes de manipulá-la.

 

Êxtase e pó de ouro – Dois tipos de psicotrópicos.

 

Libra @sg – É a moeda utilizada na Federação das Plêiades, em Draco e nas Colônias Exteriores.

 

Pathos-sauna – Lugar que por si só já é um tipo de psicodélico. Suas paredes de cristal refletem a cor dos pensamentos. Após um momento de privação sensorial, as fantasias psicóticas tomam conta dos usuários do ambiente.

 

Tarô – Esse jogo de adivinhação por meio de cartas é muito comum na Federação das Plêiades. Sua origem remete aos povos ciganos da Terra, nos séculos XI e XII, que levaram o tarô para o Ocidente, espalhando-o por toda a Europa. Ao longo de 45 séculos de história da humanidade, suas 78 cartas apresentaram imagens e símbolos que tendem a se repetir e reverberar através do tempo. Acredita-se, mesmo no século XXXII, que graças ao baralho diorâmico tridimensional seja possível vislumbrar uma prévia sobre determinada situação futura. Apesar de certa incredulidade de alguns, os defensores do tarô alegam que não se trata de uma prática supersticiosa.

© 2024 Editora Aleph - Pensando novos futuros | Termos de Uso e Política de Privacidade